
Por iniciativa do deputado David Chiquilito (PC do B), a Assembleia Legislativa de Rondônia, em sessão solene, na manhã desta sexta-feira (25), prestou homenagem ao Partido Comunista do Brasil pelo seus 89 anos de fundação.
O evento contou com a participação de dirigentes e filiados do partido e a mesa dos trabalhos foi presidida pelo deputado David Chiquilito e contou com a presença do vice-presidente regional, Francisco Pantera; vereadores de Porto Velho, Ellis Regina e Cláudio da Padaria; secretário da Secel, Francisco Leilson; João Bento – secretário da Central dos Trabalhadores do Brasil e Dirceu Fernandes - representante do senador Valdir Raupp.
Francisco Pantera, em tom de entusiasmo, falou sobre a história do partido comunista no Brasil. Lembrou da ilegalidade vivenciada pelos comunistas, que só legalizaram o partido há 25 anos, destacando a participação de Luiz Carlos Prestes na condução partidária.
De forma direta, Pantera falou que, independente da não aplicação da lei da ficha limpa nas eleições de 2010 – conforme decisão do Supremo Tribunal Federal – anunciou que David Chiquilito é o pré-candidato dos comunistas a prefeito de Porto Velho.
Já o secretário da Secel, Francisco Leilson, falou que o PC do B é um partido parceiro do governo Confúcio Moura. Lembrou que já foi até elogiado pelo governador pela sua conduta à frente da pasta da cultura e do esporte. “Vamos continuar fazendo muito mais, porque o governo tem de ter estratégia de rumo e não de cargos”.
Já o vereador Cláudio da Padaria disse que o PC do B tem apoiado outros partidos no Estado, tanto em nível regional, como municipal. Para o vereador, o PC do B tem se fortalecido e mencionou que por duas vezes David Chiquilito esteve na Assembleia e não consegue permanecer porque Deus tem algo maior para ele que é o Palácio Tancredo Neves.
A vereadora Elis Leal destacou que o PC do B é um partido que dá liberdade de lutar por seus ideais, pelos menos favorecidos, pela igualdade. Falou que Porto Velho está pedindo socorro e que David Chiquilito é sua última esperança. “Antes a capital não tinha recursos, hoje tem compensações, tem uma série de investimentos e não temos visto a diferença. Não há compromisso com a população”, afirmou. Encerrou o discurso com o grito de guerra do partido juntamente com os militantes do partido: “1, 2, 3, 4, 5 mil e viva o Partido Comunista do Brasil”.
David Chiquilito ao encerrar a solenidade agradeceu o apoio dos deputados que aprovaram o requerimento por unanimidade. Destacou que o PC do B no presente é um partido de força, organizado, com interesse de mudar a sociedade. Faz com que nós militantes tenhamos um rumo de defesa de luta, orientados para lutar por uma sociedade melhor. É o partido mais antigo do Brasil que viveu 60 anos na clandestinidade. Se guia pelo centralismo democrático de forma livre e responsável e a decisão é válida para todos.
Salientou que o mandato é do partido e que muita coisa ainda pode acontecer. “Enquanto não for decido pela Justiça, estarei aqui de cabeça erguida, exercendo meu mandato de maneira firme e digna, defendendo o povo de Rondônia. Tenho consciência de que o mandado do PC do B na Assembleia esta pelo fio da navalha, mas a esperança é a última que morre porque fazemos política por ideologia, coisa tão esquecida ultimamente”. No final, David Chiquilito se emocionou e foi aplaudido pelos correligionários.