recarga plus

recarga plus
azenka cosmeticos

sexta-feira, 25 de março de 2011


Paralisação de operários afeta obras do PAC


Pelo menos cinco grandes obras de infraestrutura incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foram paralisadas nas últimas duas semanas por protestos de trabalhadores. O número de operários parados foi de quase 80 mil.
Operários do Ceará ameaçam paralisar também, na semana que vem, obras da transposição do rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina no Estado.

Manifestações recentes atingiram inclusive obras do Minha Casa, Minha Vida no Maranhão, que pararam durante nove dias em janeiro.

Atualmente, além das usinas de Jirau e Santo Antônio (Rondônia), as obras da refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape (Pernambuco) e da termelétrica de Pecém (Ceará) estão paradas.

Em Suape, os operários reclamam de horas extras e vale-alimentação.

Para o presidente do sindicato da categoria em Pernambuco, Aldo Amaral, as manifestações estão relacionadas também à explosão da indústria da construção civil.

Segundo ele, grande parte dos funcionários já trabalhou em outros Estados e passa agora a exigir os mesmos direitos. "Se são as mesmas empresas que fazem as obras em todo o país, por que os direitos trabalhistas não são os mesmos?"

Na termelétrica de Pecém, os trabalhadores deflagraram uma greve sem mediação do sindicato no dia 14. Entre as reivindicações, estão a melhoria das áreas de lazer e a substituição dos banheiros químicos.

Paralisação de operários afeta obras do PAC.jpg

Para o diretor de economia do Sinduscon-SP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil), Eduardo Zaidan, os protestos são consequência de um novo momento da construção civil no país.

"São grandes obras, com um grande contingente de trabalhadores, em regiões que não tinham obra nenhuma há cinco anos", afirma.

"Numa hora dessas, você começa a contratar gente que não está acostumada com a dureza da construção civil."

A diretora de relações do trabalho do Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), Renilda Cavalcanti, diz que o trabalhador está cada vez mais exigente e com mais poder de barganha, graças à falta de mão de obra qualificada.

"O operário diz: 'sou eu ou eu'. E cruza os braços."

Para ela, porém, as greves nem sempre têm motivações claras, como no caso das usinas em Rondônia. "Não há uma pauta específica", diz ela, que aponta conflitos sindicais e motivações políticas como estopins.

Na próxima semana, reunião entre centrais sindicais e as principais construtoras do PAC, mediada por Ministério Público do Trabalho e governo federal, deve firmar protocolo de direitos trabalhistas para empreendimentos incluídos no programa.

ECOS DE RONDÔNIA

Colunas - 21/03/11 - 18h05
Enviar por e-mailEnviar por e-mail  |  Imprimir esse conteudoImprimir  |  ComentarComentar |  
“Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis” – Abraham Lincoln
- Com prestígio em alta, o governador Confúcio Moura (PMDB) participou do almoço servido no final de semana ao presidente americano Barack Obama, em Brasília. Com seu olhar de lince e avesso a formalidades, Moura  aproveitou para fazer uma série de articulações com ministros e figuras influentes no Planalto Central.
 
- Força. Foi o que demonstrou o deputado federal Natan Donadon ao assumir a vice-presidência do diretório estadual do PMDB, partido do governador Confúcio Moura e do senador Valdir Raupp.
 
- Fala-se na possibilidade de Natan disputar a prefeitura de Vilhena. Contando o espólio do clã, mais a votação pessoal do parlamentar e, ainda, o peso da legenda, pode-se dizer que ele tem todas as credenciais para disputar – e vencer – a peleja. Mas ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte.
 
- O sindicalista Evandro Padovani saiu vitorioso da disputa pela presidência do PSDB de Vilhena. Com isso, vai se firmando como potencial candidato a prefeito, em defesa, sobretudo, dos interesses do agronegócio.
 
- Evandro é uma das maiores autoridades do Estado quando assunto é agronegócio, tem boas idéias e uma excelente oratória. Portanto, tem futuro. Isso se souber trabalhar e empunhar outras bandeiras [mais populares e pontuais] para angariar mais simpatizantes. 
 
- O servidor público Samir Abdalla, assumiu a presidência do PTN local. Morador em Vilhena há 38 anos e esportista dos mais atuantes na cidade, Abdalla esteve no palanque de Rover nas eleições de 2008. E agora? Qual será o caminho? 
 
- O agropecuarista Ilário Bodanese assume a presidência do PP, partido ao qual está filiado o prefeito Rover.
 
- Tive a felicidade de estar na semana passada com o prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT). Achei-o extremamente culto e interessado de verdade pelo bem-estar da cidade. Não foi picado pela mosca azul, continua franciscano [e isso define toda a sua personalidade], ainda não perdeu a capacidade de contestar e nem de se indignar com as coisas ruins da política.
 
- O deputado estadual – e prefeiturável – Luizinho Goebel (PV) aproveitou sua estada em Vilhena para apresentar uma série de projetos ao diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini, e ao superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar. O parlamentar quer ratificar a posição da cidade como um dos mais belos cartões postais do estado.
 
- O governador Confúcio Moura recebeu na semana passada, em seu gabinete, o cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Peter Claes. Conversaram por cerca de meia hora e, em seguida, o diplomata seguiu para reuniões com empresários e aproveitou para conhecer pontos turísticos da Capital. 
 
Escrito por Júlio Olivar 

Júlio Olivar é jornalista e político; membro da Academia Vilhenense de Letras e do Intituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, tem dois livros publicados. Nas eleições de 2006 foi candidato a vice-governador de Rondônia; faz parte da direção estadual do PCdoB e hoje é o superintendente estadual de Turismo.

noticias popular: as gatas mas lindas

noticias popular: as gatas mas lindas

Justiça do Trabalho manda grevistas desocupare​m UHE santo Antônio em Rondônia
A decisão liminar foi concedida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Vania Maria da Rocha

A Justiça do Trabalho, em decisão liminar concedida em ação de Dissídio Coletivo de Greve, determinou na noite de quinta-feira (24) a imediata desocupação, pelos grevistas, de todas as dependências internas do Consórcio Santos Antônio, bem como se abstenham de proibir o acesso de pessoas e veículos à empresa e canteiro de obras que pretendem trabalhar, e fazer quaisquer tipo de carregamento ou descarregamento, em razão de seus direitos constitucionalmente garantidos.

A decisão liminar foi concedida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, em Dissídio Coletivo de Greve, em que são partes o Consórcio Santo Antônio Civil, como suscitante, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia - STICCERO, como suscitado.

O Consórcio sustenta a tese de que a categoria paralisou suas atividades no conteiro de obras da UHE Santo Antônio, no dia 21 de março de 2011, às 7h15, sem qualquer tentativa de negociação prévia e atendimento dos demais requisitos estabelecidos na Lei. 7.783/89.

Argumenta, ainda, que além de irregular, era inoportuna a manifestação, pois a categoria se encontrava há menos de 60 dias de sua data-base, quando deverá estabelecer, com o sindicato patronal representativo, convenção coletiva de trabalho, estando ainda em vigência a convenção de 2010/2011 e acordo coletivo firmado em julho/2010, ambos estabelecidos com base em ampla negociação.

A pauta de reivindicação dos trabalhadores, segundo o Consórcio Santo Antônio, chegou informalmente ao seu conhecimento, trazendo reivindicações cuja tratativa não se justifica fora do âmbito da negociação anual, visto que o próprio Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia - STICCERO, em assembleias ocorridas na manhã e no final da tarde do dia 23/03/2011, na presença do Ministério Público do Trabalho, convocou os trabalhadores para que retornassem ao trabalho, bem como comparecessem na primeira assembleia a ser realizada no dia 27/03/2011, para fixação da pauta de reivindicação da convenção coletiva de 2011/2012.

O Consórcio destaca, também, que no dia 24 de março de 2011, os trabalhadores, voltaram, apenas parcialmente, a seus postos de trabalho, porém, incitados por um grupo revoltoso, decidiram manter o “ilegítimo movimento de paralisação”.
Outro ponto argumentado pelos empregadores é que tudo indica que o movimento grevista esteja sendo incitado por líderes que não possuem representação legal e regular para agir em nome do Sindicato, o que realça a abusividade da greve e sua natureza anárquica, um verdadeiro ato de desobediência civil que precisa ser severamente coibido pela sociedade e pelo direito.

PC do B é homenageado na Assembleia Legislativa pelos 89 anos de fundação

Noticias - 25/03/11 - 16h25 - Atualizado em 25/03/11 - 17h46
Enviar por e-mailEnviar por e-mail  |  Imprimir esse conteudoImprimir  |  ComentarComentar |  
Por iniciativa do deputado David Chiquilito (PC do B), a Assembleia Legislativa de Rondônia, em sessão solene, na manhã desta sexta-feira (25), prestou homenagem ao Partido Comunista do Brasil pelo seus 89 anos de fundação.
O evento contou com a participação de dirigentes e filiados do partido e a mesa dos trabalhos foi presidida pelo deputado David Chiquilito e contou com a presença do vice-presidente regional, Francisco Pantera; vereadores de Porto Velho, Ellis Regina e Cláudio da Padaria; secretário da Secel, Francisco Leilson; João Bento – secretário da Central dos Trabalhadores do Brasil e Dirceu Fernandes - representante do senador Valdir Raupp.
Francisco Pantera, em tom de entusiasmo, falou sobre a história do partido comunista no Brasil. Lembrou da ilegalidade vivenciada pelos comunistas, que só legalizaram o partido há 25 anos, destacando a participação de Luiz Carlos Prestes na condução partidária.
De forma direta, Pantera falou que, independente da não aplicação da lei da ficha limpa nas eleições de 2010 – conforme decisão do Supremo Tribunal Federal – anunciou que David Chiquilito é o pré-candidato dos comunistas a prefeito de Porto Velho.
Já o secretário da Secel, Francisco Leilson, falou que o PC do B é um partido parceiro do governo Confúcio Moura. Lembrou que já foi até elogiado pelo governador pela sua conduta à frente da pasta da cultura e do esporte. “Vamos continuar fazendo muito mais, porque o governo tem de ter estratégia de rumo e não de cargos”.
Já o vereador Cláudio da Padaria disse que o PC do B tem apoiado outros partidos no Estado, tanto em nível regional, como municipal. Para o vereador, o PC do B tem se fortalecido e mencionou que por duas vezes David Chiquilito esteve na Assembleia e não consegue permanecer porque Deus tem algo maior para ele que é o Palácio Tancredo Neves.
A vereadora Elis Leal destacou que o PC do B é um partido que dá liberdade de lutar por seus ideais, pelos menos favorecidos, pela igualdade. Falou que Porto Velho está pedindo socorro e que David Chiquilito é sua última esperança. “Antes a capital não tinha recursos, hoje tem compensações, tem uma série de investimentos e não temos visto a diferença. Não há compromisso com a população”, afirmou. Encerrou o discurso com o grito de guerra do partido juntamente com os militantes do partido: “1, 2, 3, 4, 5 mil e viva o Partido Comunista do Brasil”.
David Chiquilito ao encerrar a solenidade agradeceu o apoio dos deputados que aprovaram o requerimento por unanimidade. Destacou que o PC do B no presente é um partido de força, organizado, com interesse de mudar a sociedade. Faz com que nós militantes tenhamos um rumo de defesa de luta, orientados para lutar por uma sociedade melhor. É o partido mais antigo do Brasil que viveu 60 anos na clandestinidade. Se guia pelo centralismo democrático de forma livre e responsável e a decisão é válida para todos.
Salientou que o mandato é do partido e que muita coisa ainda pode acontecer. “Enquanto não for decido pela Justiça, estarei aqui de cabeça erguida, exercendo meu mandato de maneira firme e digna, defendendo o povo de Rondônia. Tenho consciência de que o mandado do PC do B na Assembleia esta pelo fio da navalha, mas a esperança é a última que morre porque fazemos política por ideologia, coisa tão esquecida ultimamente”. No final, David Chiquilito se emocionou e foi aplaudido pelos correligionários.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Parlamentares criticam cortes no Orçamento 

Diário do Nordeste - ‎há 4 horas‎
O descumprimento da promessa feita pelo Governo Federal de que o corte no Orçamento da União não afetaria obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) levantou discussões na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, ontem. ...
Financiamentos cairão em SC Jornal de Santa Catarina (Assinatura)

DILMA REAJUSTA BOLSA FAMILIA

Dilma reajusta benefício em até 45,5% 

Gazeta de Alagoas - ‎há 48 minutos‎
A presidente Dilma Rousseff escolheu a cidade baiana de Irecê (a 478km de Salvador) para a anunciar o reajuste no programa Bolsa Família. O benefício terá aumento real que pode chegar a 45,5% em alguns casos. No momento, o governo se esforça para...
Bolsa Família será reajustado Diário de Santa Maria (Assinatura)